Monday, March 12, 2007

Supermercados

Essa sacolinha fashion-tudo-de-bom é uma mera sacola de supermercado. Então funciona mais ou menos assim: nos supermercados você tem que comprar uma sacola pra levar suas guleimas pra casa ou então levar a sua própria sacola. As sacolas vem em dois formatos:
1) plástico, bem resistente;
2) estilo vovó-foi-a-feira, que é ultra-resistente.
Essa aí de cima é de uma rede de supermercados do tipo bom e barato. Claro que isso só faz sentido aqui, no resto do mundo é só uma sacolinha fashion...
As sacolas de plástico custam entre 0,10 e 0,20 e a "vovó-foi-a-feira" custa entre 1,20 e 1,50. Claro que meu lado eco-chato-militante fica muito feliz pelo meio ambiente, imagina só como esse tipo de coisa diminui a quantidade de sacos plásticos no mundo... Já meu lado pão-duro acha um absurdo vc ter que pagar por um saco plástico.
A maioria das sacolas que se vê nas ruas é do Albert Heijn, uma outra rede de supermercados do tipo chique e caro. Ultimamente o Albert Heijn está tentando tornar os preços mais populares, mas ainda resta o ranço... Outra grande sacada dos caras é que vc encontra um supermercado deles em cada esquina: você não vai ao supermercado, ele vai até você! Resultado: vários manés (inclusive eu!) fazem suas compras no mercadinho mais ordinário da esquina e posa de bacana com uma sacolinha Albert Heijn... Mas eu tenho uma boa desculpa pra isso: eles tem a melhor seção de congelados vegetarianos da cidade...
Outra coisa interessante são as redes Lidl e Aldi, ambas alemãs creio eu... A estratégia dos caras é vender o essencial pelo menor preço. Você não encontra marcas famosas nem variedade e como eles economizam até em staff, não raro você tem que cavucar caixas no chão para comprar o produto que você quer. Tipo a Gol, sabe? Muito eficaz...

2 comments:

Luciano said...

Fiz um projeto em que a gente analisou a fundo o modelo de negócios do Aldi e propôs um modelo semelhante para "um grande verejista brasileiro, com atuação nacional". Chama-se "hard discount": no frills, no cost... O projeto foi em 2000/2001 e parece que nada aconteceu por aqui até agora!!

Ana Oliveira said...

Pô, mas o resultado não seria um supermercado igualzinho ao Mundial? Hehehe