Wednesday, April 11, 2007

Paladar

O fascínio pelas frutas tropicais e sabores exóticos aqui só não é maior que o nosso próprio fascínio pelas frutas nórdicas. Eu diria que um potinho de framboesa fresquinha está para o brasileiro assim como uma manga madura está para o europeu. Mostra o seu que eu mostro o meu, sabe? Pois é. Isso acaba resultando nuns surtos malucos como a foto aí de cima: suco de manga com pimenta.

A supervalorização do paladar exótico também resulta numa certa "mexicanização" e "tailanização" da culinária (o que eu quero dizer com isso? Pimenta pra caralho em todos os pratos!). Parece meio insensato também o fato de que, como um simples avocado custa em torno de 1 euro, a solução é importar conservas de guacamole por um preço idiota dos hermanos tropicais. Mas sinceramente, abrir uma latinha de guacamole é algo broxante. Vai contra meus princípios morais admitir que tudo pode ser enlatado. Outro dia eu vi JACA enlatada. JACA, minha gente...

No comments: