Thursday, April 5, 2007

There's no smoking free environment

A primeira lição que aprendi na Europa, sobre a Europa, foi ainda no aeroporto:
"There's no smoking free environment"
Esteja você onde estiver, fazendo o que for, é bom colocar sua indignação anti-tabagista de lado e seguir em frente. Sei que as medidas de contenção parecem estar aumentando, pipocando leis aqui e ali, mas... Por enquanto e pelo o que me consta... Still... No smoking free environment. Anywhere. Como esse povo fuma, viu? E isso apesar dos pesares - como é caro cigarro aqui! Coisa muito comum é as pessoas comprarem um saquinho de tabaco, um pacotinho de papel e fazer seu próprio cigarro. Muitas vezes sem filtro. Fico abismada.

Acho que ainda não consegui entender muito bem a questão porque, vamos lá: se aqui tudo é permitido em prol da democracia, o que dizer do direito dos não-fumantes? (Claro, foda-se, afinal os fumantes são maioria, mas... Parece tão esquisito, sabe?) Como assim no Brasil é proibido fumar em qualquer lugar (restaurantes, shoppings, aeroportos...) e aqui não? Se não fumar em ambientes fechados é indício de civilidade, porque somos nós os tupiniquins e não eles? O que me leva a pensar que, talvez, essa coisa do politicamente correto foi tão longe que deu a volta - talvez seja permitido fumar em qualquer lugar porque no fundo eles esperam que as pessoas parem espontaneamente? Seria isso o cúmulo da civilidade e não a falta?

Só sei que europeu fuma pra cacete. E bem entendido que estamos falando de tabaco, não? Porque outra coisa é isso, todos acham que em Amsterdam a cidade inteira vive envolta numa nuvem de maconha... Também não é por aí. Aliás, os locais nem estão muito aí pra isso, e para ilustrar com uma metáfora que ouvi na praça outro dia: "If chicken liver is legal in your country it doesn't mean that everybody is fanatic about it."

1 comment:

Leon Rokbrand said...

Ana...estava com saudade de ler algo seu. Muito bom o texto. Aliás...tudo o que vc escreve é interessante. Bjs! Ps: pára de fumar porra!