Thursday, April 12, 2007

Sobre a páscoa aqui



Alguns comentários sobre a páscoa aqui:

1) Não tem ovo de páscoa ou, pelo menos, não tem o que eu chamo de "ovo de páscoa" (que é como esse aí lado). Aqui tem essa coisa de ovo e de chocolate mas não necessariamente o ovo é de chocolate (ou o chocolate em forma de ovo) como estamos acostumados no Brasil. Isso faz muita falta na decoração de páscoa e avacalha um pouco o meu imaginário. Quando eu lembro de páscoa eu lembro de me maravilhar com o tradicional Serenata de Amor n. 20... de entrar nas Lojas Americanas e ver um teto de ovos, ovos pra todos os lados, uma poluição visual tão intensa que chega a ser sinestésica, uma polifonia... Bom, páscoa sem ovo de páscoa não dá pé.

2) Não tem "saldão de páscoa"! Eu passei as duas últimas duas semanas aguardando o dia seguinte à páscoa pra comprar tudo mais barato (chocolate em euro é uma crueldade!) e dei com os burros n água... Bah.

3) A páscoa tem dois dias! Na segunda-feira foi feriado e eu, incauta, nem percebi que era feriado. Estranhei quando o tram demorou 20 minutos pra passar mas só tive certeza quando vi que o banco estava fechado. Como boa (?) ex-funcionária da Caixa eu sei muito bem que banco nenhum no mundo fecha a toa...

4) A páscoa não é importante. Ainda que existam muitos católicos na Holanda, pelo menos em Amsterdam a páscoa não é grandes coisas. Talvez pelos numerosos imigrantes muçulmanos ou vai ver o povo cansou dessa história de coelhinho...

2 comments:

Samuca said...

Po! Eu tava pensando nisso outro dia! Lá na Flórida também não vimos ovos gigantes né? Acho que essa coisa deve ser só daqui.

E juro que você passou horas pesquisando só pra achar um ovo com alguma coisa fofinha e achou o da Hello Kitty!
:P

Ana Oliveira said...

Hehehe, nao é pq agora eu tenho blog que eu sou desse tipinho q fica procurando foto fofa não, tá... (mentira!)
Mas então, quantos aos ovos, é, parece que isso é mais uma brasilidade! Lembra aquele ditado popular que diz "quanto maior o ovo, maior o pinto" (essa foi infame, eu admito!!!!)